18. A importância do contexto sociocultural para a adequação da língua escrita à concordância verbal de 3ª pessoa do plural

Autores

  • DUARTE, Eliara Rodrigues (UESB)
  • SOUSA, Valéria Viana (UESB)

Resumo

     O presente trabalho é parte de uma Pesquisa sobre a Concordância Verbal de 3ª pessoa do Plural, bem como a influência do contexto familiar e as habilidades de leitura para a adequação do uso da língua escrita à norma culta da língua em uma turma do 7º do Ensino Fundamental de uma determinada escola de zona rural. Tendo como objetivo estudar a Concordância Verbal como regra variável na terceira pessoa do plural, consideramos o contexto sociocultural como um dos fatores condicionantes significativos, sendo então guiados a responder a seguinte questão: Há relação entre o contexto familiar e a habilidade de leitura com a utilização da regra padrão de concordância verbal de 3ª pessoa do plural? Para comprovar nossa hipótese relacionamos o grau de escolaridade dos familiares dos informantes da pesquisa, o hábito de leitura dentro do contexto sociocultural dos envolvidos, a adequação ou não da escrita dos alunos com a gramática normativa. Consideramos de fundamental importância reconhecer o contexto sociocultural como influenciador direto na aquisição da norma padrão, o que deve ser objeto de reflexão para a prática pedagógica. Como suporte teórico, fundamentamos o nosso estudo em Cunha e Cintra, Silva, Bagno, Labov, Perini, Faraco.

Palavras-chave:

Língua. Concordância Verbal. Contexto sociocultural.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos