135. Jonathan Swift com destino ao subúrbio carioca: jornadas da educação brasileira no século XXI

Autores

  • FERRAZ, Priscila Prado dos Santos (UVA)
  • DIAS, Silvana Moreli Vicente (UVA)

Resumo

     Este artigo não somente visa a uma leitura crítica sobre as adaptações de um clássico da literatura inglesa, mas também se baseia em premissas de discursos progressistas para encaminhar e aplicar uma proposta de letramento literário para o Ensino Médio. Assim, pretende-se propagar conceitos, ideias e reflexões para aqueles que mais precisam: os estudantes da rede pública de ensino. O projeto foi efetivamente aplicado no 3º ano do Ensino Médio, tendo como base a leitura de obras adaptadas de “As viagens de Gulliver” (“Gulliver’s travels”), livro publicado em 1726 pelo escritor anglo-irlandês Jonathan Swift (1667–1745). No âmbito prático, o projeto alinhou-se às referências bibliográficas de Barbosa e Moura (2013), Zilberman (2009), Paulo Freire (1987), Candido (2008), Cosson (2009), ao lado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 2006) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), para que o projeto tivesse suas bases teórico-metodológicas bem definidas. Como consequência, o artigo enfocará os dados colhidos nessa pesquisa, com sua cuidadosa análise. Por fim, serão destacadas possíveis direções acadêmicas futuras com base nessa pesquisa.

Palavras-chave:

Letramento literário. Pedagogia da adaptação. Literatura Brasileira Infantojuvenil.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos