139. Leitura, escrita e literatura na educação básica: caminhos e práticas

Autores

  • PEREIRA, Maria Betânia Almeida (FFP-UERJ)
  • PINTA, Maria Isaura Rodrigues (FFP-UERJ)

Resumo

     Este trabalho objetiva apresentar práticas de ensino trabalhadas pela equipe de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Faculdade de Formação da Professores da UERJ, que atuou em colégios estaduais do Município de São Gonçalo, nos anos de 2018–2019. As ações realizadas no âmbito do projeto desenvolveram-se na esteira de estudos que, em sintonia com os pressupostos bakhtinianos, adotam a concepção de  língua/linguagem como interação e concebem o texto como unidade de ensino, bem como o gênero discursivo/textual como objeto de estudo. O planejamento didático inspirou-se no modelo de sequência didática preconizada pelo grupo de Genebra: Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004); teve como intuito o reconhecimento das marcas discursivas de diferentes gêneros literários e não literários e a articulação entre leitura, escrita e literatura. Considerou-se também o pensamento de Freire (1996), Todorov (2009) e Candido (2004), autores que fundamentaram a perspectiva crítica na construção da leitura de mundo e auxiliaram na reflexão teórica do ensino do texto literário, no contexto das práticas realizadas.

Palavras-chave:

Projetos PIBID. Sequência didática. Práticas de ensino.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos