120. Estudo de caso: a evasão escolar do CTUR/UFRRJ”

Autores

  • FARIAS, Leticia Campos de (UFRRJ)
  • NASCIMENTO, Eulina Coutinho Silva do (UFRRJ)

Resumo

     O presente trabalho baseia-se no problema da evasão escolar do aluno do Curso Técnico em Agrimensura do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na modalidade pós-médio. Este estudo justificou-se por sua relevância temática que muito preocupa os profissionais da área da educação devido à demanda por uma redução desse fenômeno nas escolas de todo território nacional. Em contrapartida, destaca-se, sobretudo, a relevância da processualidade desta pesquisa por meio da análise linguístico e discursiva dos fatores que impulsionaram a saída desses alunos da escola com base na coleta de dados, via Formulário Eletrônico, no qual 30 alunos evadidos produziram micronarrativas sobre sua trajetória antes, durante e depois da escola. Partimos dos estudos clássicos de Goffman (1975) e Becker (1963) sobre as noções de estigma, desvio e encontro misto, realizando uma análise qualitativa e interpretativa de narrativas (BASTOS E BIAR, 2015). A partir da conjugação de perspectivas teóricas da Educação, que evidenciam os dados da evasão escolar no Brasil, e da Análise Crítica do Discurso de Van Dijk, este estudo pretende contribuir para o entendimento das causas desse problema no processo de ensino-aprendizagem, norteando ações a serem implementadas a partir de um olhar mais sensível para esse público.

Palavras-chave:

Estruturas narrativas. Evasão Escolar. Análise do Discurso.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos