205. Perspectivas da escrita dos adolescentes nas redes sociais

Autores

  • PESSOA, Wandson Mendes (IFMA)
  • LIMA, Regina Bastos (UEMASUL)
  • PAIXÃO, Andréia dos Santos (IFTO)
  • FARIAS, Elizeu de Souza (IFMA)
  • COSTA, Eva Pereira da (IFTO)

Resumo

     Este artigo aborda as modificações que as tecnologias exercem sobre a forma de viver dos seres humanos, inclusive pelo fato de novas linguagens que surgem com o intuito de dar celeridade ao processo de escrita. O objetivo foi de analisar a influência das redes sociais sobre o comportamento dos estudantes adolescentes, interferindo na construção da sua linguagem escrita, nas relações pessoais e no conhecimento. Adotou--se a metodologia da observação em postagens específicas realizadas na rede social Facebook, e pela revisão bibliográfica, com base nos conhecimentos construídos por pesquisadores renomados na temática, com destaque para Marcuschi (2011), Freitas (2006), Foucault (1969) e Lévy (1999). Os resultados obtidos encaminham-se ao fato da linguagem na internet ser uma variante muito utilizada atualmente no processo de comunicação, com suas abreviações ou novas formas de construções no ato de digitar.

Palavras-chave:

Facebook. Estudos sociolinguísticos. Redes sociais.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos