195. Os processos de aprendizagem da criança na primeira infância e as leituras literárias como impulsos expressivos para a vida

Autores

  • CRUZ, Viviane da Silva Brandão (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     Este artigo tem por objetivo refletir na literatura infantil os processos de aprendizagem da criança na primeira infância e as leituras literárias como impulsos expressivos para a vida, tendo o livro literário como sinônimo de brinquedo e de desenvolvimento nas mais variadas representações artísticas, segundo Vygotsky (1998). Parte-se desse entendimento e evidencia-se que os processos de desenvolvimento da criança na primeira infância (0 a 03 anos de idade) subsidiam a sua aprendizagem. Diante disso, busca-se o alinhamento das proposições construídas nos aportes teóricos consultados que versam sobre questões relacionadas à primeira infância.  Observa-se que favorecer o contato de crianças – desde muito pequenas – com a literatura infantil implica uma construção progressiva do conhecimento cognitivo e o seu desenvolvimento integral. Entretanto, aproximar as crianças da literatura infantil por si só não garante sua emancipação. Importam muito os processos de desenvolvimento e aprendizagem, as interações entre os sujeitos, entre os objetos e meios culturais. Ressalta-se a importância de organizar situações que impliquem uma construção e uma apropriação de conhecimentos significativos, sejam cognitivos ou emocionais, por meio dos quais as crianças se relacionem com os meios, sejam eles subjetivos ou objetivos, tornando-se aptas a utilizar seu conhecimento para agir e para se expressar na vida.

Palavras-chave:

Interação. Literatura infantil. Primeira infância.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos