189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em quadrinhos: um projeto didático de le189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em quadrinhos: um projeto didático de leitura para sociedades multiletradas
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar adaptações para Histórias em Quadrinhos do clássico literário de língua inglesa “Oliver Twist” (1837), de autoria de Charles Dickens (1812–1870), a fim de elaborar um projeto didático para práticas de multiletramentos em espaços de escolarização situados na cidade do Rio de Janeiro. Como embasamento teórico-metodológico, além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), serão empregados: Rojo, 2009; Rojo, 2012; Souza, 2016; Bacich; Tanzi Neto; Trevisani, 2015; Mozdzenski, 2013. A artigo pretende demonstrar que a adoção de novas ferramentas, com enfoque de gêneros híbridos como as HQ, atende às normas da BNCC (BRASIL, 2018), bem como facilita a aproximação à realidade social em que o estudante está inserido, com estímulo à criticidade e à autonomia. Por fim, pretende-se encaminhar um projeto pedagógico que estimule a formação da identidade dos alunos e desenvolva competências que visem à participação ativa em comunidades de letramento, de forma democrática e ética. Portanto, a pesquisa oferece perspectivas para uma prática pedagógica atenta a aspectos da recepção do público infantojuvenil com relação a adaptações de clássicos de língua inglesa, estimulando conexões renovadas com a sociedade do século XXI.