32. A multimodalidade e a inovação nas práticas docentes com foco na oralidade e escrita a partirdas mídias digitais

Autores

  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)
  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF
  • VELASCO, Luiz Cláudio da Silva (ISEPAM)

Resumo

     Com o avanço tecnológico, é notória a necessidade de buscar alternativas interativas para tornar o ensino/aprendizado mais eficaz. Com isso, percebe-se que a multimodalidade influencia diretamente na vida do professor, alterando sua forma de ensinar, o que reflete nasmudanças das práticas pedagógicas. O objetivo da pesquisa é investigar como a multimodalidade dos professorescontribui significativamente para o aprimoramento da escrita dos alunos com o intuito de estimular as práticas interativas virtuais, buscando analisar elementos que facilitamas práticas docentes. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa semiestruturada com perguntas abertas e fechadasecom entrevista pelos meios virtuais, contando com a participação de 10 professores das redes municipais e estaduais, escolhidos aleatoriamente. As escolas são situadas em Barcelos, 6º distrito de São João da Barra-RJ. Apoiada de uma pesquisa bibliográfica com ênfase em Dornyei (2014), Knupel (2016), entre outros. Com esta pesquisa, percebeu-se que o ambiente virtual favorece as práticas pedagógicase que o professor necessita fazer uso dessas mídias para obter sucesso no desenvolvimento da oralidade e escrita dos alunos, com uma perspectiva sistêmica e complexa, que deve estar presente nas práticas dos professores.

Palavras-chave:

Multimodalidade. Mídias digitais. Práticas docentes.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos