30. A literatura no ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • MELIAN, Valdivina Telia Rosa de (UFT)
  • CARMO, Andreia Nascimento (SEDUC-TO)

Resumo

     Neste trabalho, propomos uma reflexão sobre o papel da literatura para o ensino de Língua Portuguesa. O nosso objetivo principal é discutir como os modos de ler os textos literários nas instâncias escolares podem se constituir como uma forma de se ensinar línguas. Desse modo, em nossas considerações analíticas fundamentamo-nos pelos pressupostos teóricos desenvolvidos no âmbito da Teoria Literária e do Ensino de Língua e Literatura. Assim sendo, preconizamos que a literatura não deve ser utilizada exclusivamente para o ensino linguístico, no entanto, atentamos para ela como possibilidade de práticas de ensino interdisciplinar. Assim, dada a potencialidade que a literatura tem, destacamos a necessidade de um olhar crítico para esse campo que ultrapassa a mera fruição de textos. Compreendemos que a literatura é parte integrante da língua, portanto, ela deve ser reconhecida como tal.

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Literatura. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos