56. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: uma análise das possibilidades para um ensino profícuo

Autores

  • SANTOS, Helena Ribeiro Santana dos (UENF)
  • RIBEIRO, Sinthia Moreira Silva (UENF)
  • VOLINO, Marcella Manhães (UENF)
  • SOUZA, Ana Beatriz Gofredo de (UENF)

Resumo

     A alfabetização da população no Brasil como um todo só surgiu como matéria de discussão no século XIX. Desde então, as questões letrar e alfabetizar passaram por várias mudanças até chegar à modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da alfabetização e do letramento na EJA, fazendo uma análise das possibilidades para um ensino mais profícuo em meio a impasses encontrados em tempos de pandemia, devido à pandemia da Covid-19. Para a sua construção, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, composta de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. A partir das informações apuradas pôde-se concluir que a EJA precisa ser reconhecida e ter a sua importância não só como o ensino da decodificação de grafemas e fonemas, mas sim por inserir pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo regular, com eficácia e formar cidadãos críticos que tenham aptidão de lutar pelo seu espaço na sociedade.

Palavras-chave:

EJA. Ensino profícuo. Impasses e possibilidades.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos