97. “De repente, professor digital”: percepções de professores alfabetizadores sobre o ensino remoto

Autores

  • SOUZA, Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de (UENF)
  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     Os rumos educacionais impulsionados pela pandemia da COVID-19 acarretaram diversos desafios para a prática docente; desta maneira, professores, inesperadamente se depararam com o ensino remoto, tendo que ressignificar a forma de fazer a educação. Por isso, o artigo traz reflexões acerca do ensino, assim como demonstra a necessidade de inferir ações inovadoras. Para tanto, dominar as tecnologias digitais é assumir posturas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico, é repensar o que se pretende para as turmas de alfabetização. Os autores que subsidiaram teoricamente a pesquisa foram Moran (2007), Ribeiro (2020), Oliveira e Alencar (2008), entre outros e a entrevista foi o método usado para a coleta de dados, para relatar as percepções de educadores durante as aulas remotas. Sendo assim, conclui-se que este cenário tem potencial para despertar uma alfabetização que ensine muito mais do que letras.

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Ensino remoto.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos