102. Discursividades acerca do “gênero anúncio publicitário” no livro didático de Português: efeitos da didatização

Autores

  • SILVA, José de Alcântara Ribeiro da (UFT)
  • LEITE, João de Deus (UFT)

Resumo

     Neste artigo, a partir de pressupostos da Análise de Discurso francesa de orientação pecheutiana, tomamos o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), como objeto de análise e de problematização. Para tanto propusemos analisar e problematizar o modo como se processa o gesto de leitura–interpretação dos gêneros anúncios publicitários no LDLP direcionado ao professor. O nosso interesse não é o gênero textual em si, mas o gesto de leitura-interpretação que a ele está subjacente e constitutivo, considerando o jogo entre lugar discursivo de autor(es) e as tomadas de posição. Partimos da perspectiva de que esse lugar discursivo comporta gestos de leitura e de interpretação sobre um arquivo textual sobre o ensino de Língua Portuguesa. Sendo assim, há um trabalho discursivo em relação à materialidade de diretrizes e de documentos oficiais sobre tal ensino. Esse conjunto de materialidade que acaba por constituir as condições de produção dos LDLP encerra uma “divisão social do trabalho da leitura” (PÊCHEUX, 2014). As análises mostram que a leitura–interpretação dos gêneros textuais em questão está muito para se localizar e identificar informações. Não se radicaliza a perspectiva da dispersão e associação de sentidos.

Palavras-chave:

Leitura. Anúncio publicitário. Lugar discursivo.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos