103. Discursivizações sobre o texto no eixo análise linguística/semió-tica na Base Nacional Comum Curricula

Autores

  • BARBOSA, Gislaine de Paula (UFT)
  • OLIVEIRA, Marizane Magalhães de (UFT)

Resumo

     Nesta proposta de trabalho, cujo foco é o eixo da análise linguística/semiótica na Base Nacional Comum Curricular (doravante, BNCC), objetivamos observar as discursivizações acerca do texto nesse eixo. Neste trabalho, pensamos o eixo da análise linguística/semiótica na BNCC como uma atualização de estudos linguísticos e de outros documentos oficias, apresentado como discursividade transversa junto aos seixos leitura, oralidade e escrita. O método que ancora a escrita deste artigo parte do batimento entre descrição e interpretação. Interessa-nos, neste trabalho, o modo como o texto está discursivizado para as competências e as habilidades referentes à análise linguística/semiótica no jogo unidade/dispersão. Nesse jogo, mostramos que repetição da expressão “em textos lidos”, nas habilidades, não gera a análise linguística/semiótica ancorada numa base textual que faça sentido na relação texto/língua.

Palavras-chave:

BNCC. Texto/Língua. Análise linguística.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos