112. Efeitos de sentido no processo de (re)nomeação de escolas públicas no maranhão: uma abordagem sob o viés dos estudos toponímicos

Autores

  • SANTOS, André da Silva (IFMA)
  • MORAIS, Deijeane Gomes (SEMED-MA)
  • ANDRADE, Karylleila dos Santos (UFT)

Resumo

     O artigo objetiva discutir aspectos onomástico-toponímicos no processo de (re)nomeação de escolas da rede pública de ensino, localizadas no estado do Maranhão, a partir do decreto governamental nº 30.618, de 2 de janeiro de 2015. Ao servir-se de sua capacidade linguística para nomear os lugares, o homem estabelece diversas relações e motivações: a primeira delas é consigo mesmo, ao demonstrar conhecer a realidade circundante e utilizar sua cosmovisão para denominar um local; em seguida, com seus interlocutores, já que os indivíduos de um grupo, por meio dos topônimos, podem ser capazes de interagir, com maior exatidão, o real significado que atribuem ao lugar. Desse modo, conhecer a motivação dos nomes das escolas de uma comunidade pode revelar aspectos sobre sua história e cultura, inclusive sobre as tensões que permeiam as relações entre os membros de uma comunidade, envolvidos nesses processos, como enunciadores responsáveis pelas nomeações. Além das discussões teóricas e metodológicas sobre a Onomástica, ancoradas em Dick (1990, 2007), Bastiani (2016) e Andrade (2017), este estudo tem como base a Teoria do Discurso de Bakhtin (2015), envolvendo o conceito de responsividade, levando em conta os sujeitos na produção da enunciação. O corpus da pesquisa é formado pelo documento do referido decreto e por uma lista de escolas que tiveram seus nomes alterados. Este trabalho pode ajudar a suscitar reflexões concernentes a aspectos históricos, ideológicos e culturais também de outros lugares, visto que toda manifestação linguística, na perspectiva de Bakhtin (2015), é um ato responsivo na cadeia da comunicação que dialoga com outros enunciados, em uma interação verbal que veicula ideologias, valores, costumes de sujeitos, grupos, comunidade e classes sociais.

Palavras-chave:

Estruturas narrativas. Evasão Escolar. Análise do Discurso.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos