09. A desnaturalização do preconceito étnico-racial na escola: caminhos possíveis

Autores

  • RAMOS-LOPES, Francisca (UERN)
  • COSTA jÚNIOR, João Batista da (UFRN)

Resumo

     O espaço, o tempo, as diversas culturas, os sujeitos, as formações e interesses constituem múltiplos significados, tornando a escola cada vez mais plural. Nesse sentido, defendemos ser o ambiente escolar um espaço ímpar para a construção e ressignificação de valores, dentre eles, o respeito, independente, do fenótipo, da condição social, da orientação sexual, dentre outros elementos sinalizadores de práticas preconceituosas e discriminatórias. Sabemos que embora a escola tenha o papel de promover a aceitação, a igualdade e o respeito às diferenças, essa função deixa de ser cumprida quando destaca um único segmento racial, primando por uma educação eurocêntrica, negando o pertencimento étnico dos alunos negros nela existente. Nesse sentido, objetivamos, por meio de oficinas pedagógicas realizadas em aulas de língua portuguesa, dialogar sobre a desnaturalização de práticas preconceituosas e discriminatórias que circulam na escola e comprometem a interrelação entre os sujeitos.

Palavras-chave:

Pluralidade. Ressignificação. Práticas antidiscriminatórias.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos