150. Literatura indígena: a percepção das crianças alunas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental sobre os contos indígenas trabalhados em sala de aula pelos/pelas docentes

Autores

  • SILVA, Luciane Barros da (UEMASUL)
  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)
  • SILVA, Ilma Maria de Oliveira (UEMASUL)

Resumo

     O presente trabalho aborda temáticas relacionadas à Literatura Indígena na educação básica. Sabe-se que a Literatura é reconhecidamente uma arte, tal qual o cinema e a música, podendo e devendo ser fruída como tal, e igualmente carregada de significação e singularidade. Contudo, o que se percebe na prática, nas escolas, é que o que predomina no imaginário dos alunos são as histórias do cânone eurocêntrico, de forma que muitas vezes a literatura indígena se referencia limitadamente às histórias folclóricas mais conhecidas. Assim, com base em um estudo bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo em uma escola de Ensino Fundamental, com foco para a literatura indígena, visando analisar a percepção dos alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental sobre os contos indígenas, trabalhados em sala de aula pelas docentes. Constatou-se tanto que o conhecimento dos discentes sobre a temática era incipiente, como que a visão que eles tinham sobre os povos indígenas, antes da realização do projeto, era caricata e depreciativa. Dessa forma, a partir dos relatos dos alunos e da observação em sala, foi possível perceber uma mudança na percepção dos alunos, que discutiram sobre a necessidade do respeito às diferenças culturais e da valorização dos povos indígenas.

Palavras-chave:

Ensino. Educação intercultural. Literatura Indígena.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos