29. A Literatura Infantil e o lúdico no trabalho pedagógico: a aquisição da leitura e a formação de leitores no contexto da pré-escola

Autores

  • SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da (UENF)
  • ALVES, Andrea Rose (UENF)
  • DELGADO, Caroline de Almeida (UENF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UIENF)

Resumo

     O presente estudo, realizado por meio de um relato de experiência, teve como tema central abordar a contribuição da literatura infantil e seus impactos no processo de aprendizagem, na contemplação lúdica. Para a configuração do estudo, foram utilizados procedimentos metodológicos qualitativos, apoiados sobre as contribuições de Lajolo (1996), Filho (2011), Cagliari (2011), Kishimoto (2011) dentre outros, além de alguns exemplos de práticas pedagógicas, por meio de observação e da ação participante no âmbito da escola, realizadas no ano letivo de 2019, no contexto da educação infantil, localizada no município de Cardoso Moreira-RJ. Dessa forma, vislumbramos o papel do educador como agente motivador na aquisição da leitura e formação de leitores e suas responsabilidades no processo educativo, uma vez que a abordagem de contação de histórias é uma atividade que traz muitos benefícios para a criança, pois estimula a leitura, desenvolve a imaginação e enriquece o vocabulário escrito e oral, ocorrendo de forma leve e descontraída.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Lúdico. Literatura infantil.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos