170. O gênero discursivo publipost: uma análise do discurso digital na rede social Instagram

Autores

  • ALVES, Kemylla Diniz Cunha (UEMS)
  • CHAVES, Aline Saddi (UEMS)

Resumo

     O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, constituindo na época atual uma das principais ferramentas de comunicação e relacionamento no ambiente digital. Inicialmente concebida para divulgar conteúdos relacionados ao dia a dia dos usuários, esta ferramenta vem se transformando em um novo espaço para a publicidade desenvolver suas estratégias de marketing. Com isso, as marcas passaram a ter novas oportunidades de atingir o seu público-alvo, pois o nível de engajamento é alto e permite uma aproximação entre clientes e empresas. Nesse contexto, surge o gênero discursivo publipost, caracterizado como um cruzamento da publicação (post), gênero prototípico da rede social Instagram, e o anúncio publicitário. Nosso objetivo, neste artigo, é descrever o publipost e explicar seus efeitos de sentido, partindo da hipótese de que o discurso publicitário se apropria da cena genérica e da cenografia do post para desenvolver seu próprio dispositivo de fala, tomando como fiador da mensagem um(a) influenciador(a) digital, como uma personalidade pública. A análise comparativa da configuração semiótica e enunciativa de posts e publiposts, no corpus selecionado, aponta para uma estratégia persuasiva renovada para o discurso publicitário, submetida ao imperativo constante de inovar, para conseguir atrair a atenção do público consumidor.

Palavras-chave:

Publipost. Discurso publicitário. Análise do Discurso.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos