257. Um olhar sobre a prática pedagógica da literatura na educação infantil
Resumo
O presente estudo objetivou analisar a prática pedagógica de professores da Educação Infantil da rede municipal e rede privada de Naviraí – Mato Grosso do Sul, Brasil, que trabalham com crianças de 4 a 5 anos de idade, em relação ao trabalho com a literatura infantil. Foi realizado pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico e, para a coleta de dados foram realizadas observações em turmas do Jardim III, seguido de questionário aberto para duas professoras das respectivas instituições. Neste estudo apresentamos contribuições de autores como Bernardinelli e Carvalho (2011), Coelho (1987), Bettelheim (1999), Abramovich, (2005), Cagnet (1996), entre outros para melhor abordar o tema proposto. Os resultados da pesquisa apontam que a Literatura Infantil ainda precisa ser muito explorada pelos professores e que este tem papel fundamental para despertar nas crianças o gosto em ler, pois nesta fase, e, a literatura infantil é extremamente importante para o desenvolvimento da criança.