144. Língua portuguesa e Ensino Médio: o que muda com a implementação da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • MONTEIRO, Rysian Lohse (UENF)
  • ALMEIDA, Luciana da Silva (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo analisar as principais mudanças relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora a BNCC mantenha muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), como a centralidade do texto e dos gêneros textuais, ela também trata as questões gramaticais de forma mais explicita, além de dar ênfase aos multiletramentos. Como metodologia de estudo adotamos a pesquisa documental. Concluímos que entre as principais mudanças está à inserção da Análise Linguística/Semiótica entre as práticas de linguagem, abrangendo o estudo do texto em diferentes linguagens, incluindo as digitais.

Palavras-chave:

BNCC. Ensino Médio. Língua portuguesa.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos