124. Gêneros escritos e orais na sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática na construção de um ensino profícuo

Autores

  • SILVA, Sinthia Moreira (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • CRISÓSTOMO, Monique Teixeira (UENF)
  • BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas (UENF)

Resumo

     A educação como prática social deve ter por objetivo a formação integral dos sujeitos. O trabalho com gêneros orais e escritos proporciona estudar a língua em seu uso, desenvolver a oralidade, escrita e valorizar os aspectos reais extraescolares do educando. O ensino através das Sequências Didáticas (SD) proporciona êxito na aprendizagem. Este trabalho objetiva apresentar a importância do ensino dos gêneros escritos e orais na sala de aula por meio das SD. Para sua construção, realizou-se pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, composta de fontes teóricas, que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. A partir das informações apuradas, pode-se concluir que o ensino realizado desta forma fará com que o educando esteja preparado para se comunicar nas mais diversas situações de interação comunicativa e com isso se tem um ensino profícuo e enriquecedor para os alunos, tornando-os capazes de lidar proficuamente com a própria realidade através de textos.

Palavras-chave:

Ensino profícuo. Sequência didática. Gêneros escritos e orais.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos