66. As metodologias ativas aliadas às TDICS para potencialização da interação nas aulas remotas de Língua Portuguesa e colaboração para uma aprendizagem

Autores

  • FREITAS, Edilaine da Silva (UENF)
  • ARRUDA, Sérgio (UENF)
  • BARROSO, Roberta Santana (UENF)
  • TINOCO, Vanessa Amaral (UENF)

Resumo

     O presente estudo tem por objetivo apresentar conceitos de metodologias e evidenciar algumas que se destacam atualmente, além de investigar sua relevância para a proposta de uma educação inovadora. Ainda discorre sobre a importância das TDICs como auxiliares na aplicação dessas metodologias colaborando para que as aulas remotas de Língua Portuguesa sejam mais interessantes, significativas e auxiliem na potencialização da interação entre os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Com os avanços contínuos, os jovens se encontram em contato com múltiplos recursos tecnológicos, experimentam um mundo de informações com uma rapidez assustadora e, para alcançá-los, sugere-se que o professor seja um mediador e os mantenha ativos. As metodologias ativas colaboram para incentivar o protagonismo juvenil e a interação em sala de aula, em especial, no contexto atual, no qual as aulas acontecem remotamente. Isso se torna mais viável e possível com a evolução das TDICs. Este trabalho é metodologicamente estruturado por uma pesquisa bibliográfica, composta de fontes teóricas que definem e discutem a educação inovadora por meio das metodologias ativas e apostam nas TDICs como suporte para efetivação de uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave:

Interação. TDICs. Metodologias ativas.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos