140. Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula

Autores

  • AMORIM, Andreia dos Santos Marques (UEMASUL)
  • SANTOS, Mariana Soares dos (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     O letramento literário é uma prática social que surge das experiências a que os sujeitos dentro de uma sociedade estão submetidos, configura letramentos construtores de sentidos na formação crítica de um indivíduo, e também são práticas que corroboram para o desenvolvimento coletivo de uma sociedade em níveis culturais, sociais e políticos. A escola dentro desse contexto é o espaço para o desenvolvimento da leitura literária reflexiva, que oportuniza uma leitura crítica e articulada do contexto social a que o leitor pertence, e é por ela que o diálogo entre leitor e obra é estabelecido. Nesse sentido, o letramento literário possibilita a leitura das diversidades que estruturam a vida coletiva e estimula o reconhecimento do leitor como parte integrante e ativa dentro dessa coletividade.  Tendo isso em vista, o presente artigo busca refletir sobre a utilização de obras literárias e imagéticas regionais na prática do letramento literário para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa forma, este estudo entende que a utilização de obras literárias e imagéticas regionais provoca um sentimento de identificação no leitor que torna a prática do letramento literário mais produtiva. Assim, o presente artigo desenvolve uma discussão sobre letramento literário e regionalidade, utilizando como suporte os estudos de Rildo Cosson (2006), Roxane Rojo (2006), Durval Muniz Albuquerque Júnior (2011) e Brian Street (2014).  Essa pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo.

Palavras-chave:

Ensino. Regionalidade. Letramento literário.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos