210. Possibilidades multimodais do gênero digital chat no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital

Autores

  • BARROSO, Roberta Santana (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)
  • FREITAS, Edilaine da Silva (UENF)
  • TINOCO, Vanessa Amaral (UENF)

Resumo

     Este estudo se propõe a investigar as possíveis contribuições do aplicativo WhatsApp para o processo de aprendizagem e interação na perspectiva dos Letramentos digitais e dos gêneros digitais que são produzidos na Web, no âmbito educacional e no contemporâneo. Para tal, são consideradas e descritas as características de um rol de gêneros textuais que emergem continuamente com o emprego corrente das tecnologias digitais, nos ambientes computacionais virtuais. Considerando as transformações produzidas pelas tecnologias digitais no modo de proceder à leitura e à escrita, é lícito refletir acerca da multimodalidade. Sabe-se que a proliferação dos textos em ambientes digitais em relação às tecnologias móveis (m-learning), Smartphones, WhatsApp e seu forte impacto na linguagem nos dias atuais requer uma investigação de como tais se apresentam no contexto escolar. O artigo em tela tem por objetivo a proposição de uma abordagem sobre as mídias digitais e seu emprego na categoria de ferramenta pedagógica em sala de aula nos padrões da atualidade, considerando sua importância na agregação de valor às práticas pedagógicas em decorrência da pedagogia dos multiletramentos.

Palavras-chave:

Gênero digital. Letramento digital. Processo pedagógico de escrita e leitura.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos