19. A importância do ensino de oralidade no processo de alfabetização

Autores

  • FREITAS, Raquel França (UENF)
  • SOUZA, Sonia Maria da Fonseca (UENF)
  • LUQUETTI, Eliana Crispim França (UENF)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da inserção do ensino da oralidade no processo de alfabetização. Sabe-se que a alfabetização é uma etapa importante de aquisição de habilidades de leitura e escrita, em que o aluno sai de um processo com muitas atividades orais para uma fase com mais atividades voltadas para a escrita. Dessa forma, é muito importante que a escola esteja pronta para se adequar a essas mudanças que o aluno sofre. Para isso, os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Soares (2003), Batista (2003) e Mortatti (2006). A linha metodológica do trabalho é de base qualitativa, fundamentada na revisão de literatura. Além disso, valeu-se também de uma análise nos principais documentos oficiais, como a BNCC, PCN e LDB. Parte-se da hipótese que a oralidade é importante para o desenvolvimento do aluno, visto que ela faz parte do seu cotidiano e necessária para a interação em sociedade. Dessa forma, certifica-se que o instrumento em questão pode ser uma importante ferramenta no processo de ensino–aprendizagem, de forma que forme um aluno mais crítico e mais atuante em sua sociedade.

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino. Oralidade.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos