141. Letramento para a diversidade étnica no Ensino Fundamental: análise de atividades de leitura e interpretação de textos literários com a temática indígena

Autores

  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)
  • OLIVIRA, Tammy Cristina Sousa Franco (UEMASUL)

Resumo

     É indiscutível que a literatura sendo a arte da palavra, na qual se pode perceber as transformações culturais e históricas das sociedades, seja uma importante aliada para que se possa refletir sobre identidade e memória de um povo. Nesse contexto, a literatura indígena é uma possibilidade para o (re)conhecimento da riqueza  das histórias e literaturas indígenas. Em especial, por ser uma arte de (re)existência, por ouvir o brado de povos que por muitos séculos foram silenciados e invisibilizados,  ao desenvolver suas narrativas e construir suas histórias. Assim, propôs uma atividade para o estudo da temática indígena em textos literários e posteriormente se analisou as respostas dos alunos às questões propostas. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo e documental, pois o corpus deste estudo compreende as atividades avaliativas realizadas na disciplina de Língua Portuguesa. Sendo que, com base em nossa análise, percebemos que os alunos tinham pouco conhecimento prévio sobre os povos indígenas, alguns denotaram ter visões estereotipadas, o que é compreensível, frente ao processo histórico de uma educação que não olhava para suas raízes indígenas, contudo, após a atividade se percebeu uma mudança na percepção desses alunos, que mencionaram os ensinamentos que as literaturas indígenas lhes propiciaram.

Palavras-chave:

Letramento literário. Literatura indígena. Relações etnicorraciais.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos