238. Saberes em leitura a partir do descritores do “Avaliação de língua portuguesa do SisAPTO”

Autores

  • Juliane Pereira (UFT)

Resumo

     Este artigo tem como referência a dissertação de mestrado que relata uma experiência de pesquisa-ação desenvolvida em colaboração com uma professora de Língua Portuguesa da última série do ensino fundamental de uma escola tocantinense e que objetivou à construção de ‘saberes docentes em leitura a partir do estudo dos descritores da Avaliação de Língua Portuguesa do SisAPTO’. Apresentamos algumas das reflexões realizadas neste percurso de construção de conhecimentos fundamentais à prática docente no âmbito das diretrizes do SisAPTO e da avaliação em Língua portuguesa para o 9º ano. Informações referenciais sobre esta avaliação veiculadas pelo Guia Pedagógico do professor de Língua Portuguesa (GPPLP), bem como concepções teóricas sobre letramento e letramento do professor para ensinar leitura no contexto atual das avaliações em larga escala, foram algumas das principais referências.

Palavras-chave:

Letramento docente. Saberes docentes em leitura. Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins (SisAPTO).

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos