201. “Pátria minha”: sentidos de Brasil no livro didático

Autores

  • MAFRA, Lorena Ferreira (UESB)
  • COSTA, Júlia Bomfim (UESB)
  • FERRAZ, Maria Alice Santos (UESB)
  • VENTURA, Adilson (UESB)

Resumo

     A utilização dos livros didáticos nas escolas ganhou protagonismo ao se revelar grande influenciador no modo de pensar dos cidadãos, promovendo significativa participação na constituição do repertório enunciativo da sociedade. Sob essa perspectiva, esse trabalho objetivou analisar os sentidos de Brasil no poema “Pátria minha”, de Vinícius de Morais, e nos respectivos exercícios do recorte, presentes no livro didático Português Contemporâneo – Diálogo, Reflexão e Uso (2016) de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien. A pesquisa filia-se à Semântica do Acontecimento, proposta por Guimarães (2002; 2018), a qual entende que os sentidos são constituídos no acontecimento do dizer. Assim, para as análises, mobilizamos os procedimentos enunciativos apresentados pelo autor, reescrituração e articulação, além do Domínio Semântico de Determinação (DSD). A partir disso, os resultados apontam que sentidos de Brasil são constituídos no poema a partir do recorte de memoráveis da ditadura cívico militar, e que, apesar da relevante reflexão, não há menções a este período nos exercícios propostos.

Palavras-chave:

Brasil. Livro Didático. Semântica Enunciativa do Acontecimento.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos