53. Abordagem dos conteúdos de Semântica no livro didático de Língua Portuguesa 9° ano em escolas públicas de Imperatriz-MA

Autores

  • ARAGÃO, Elany Mirian da Silva dos Santos (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)

Resumo

     Esta pesquisa faz parte de um projeto de iniciação científica vinculada ao Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão – GELMA, cadastrado no CNPq, na linha de pesquisa Linguagem, Memória e Ensino, ligada ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras – CCHSL, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL. O estudo tem como objetivo geral refletir acerca da abordagem dos conteúdos de Semântica nos livros didáticos de Língua Portuguesa nos anos iniciais da educação básica pública. Dentre os objetivos específicos está a análise da abordagem do conteúdo semântico do livro didático selecionado e sua relação com a BNCC. O corpus é constituído pelo livro de Língua Portuguesa do 9° ano Tecendo Linguagens, de Tânia Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo, 2018, que foi adotado em uma escola da rede pública de ensino de Imperatriz/MA. A pesquisa será qualitativa e documental, buscando refletir sobre o ensino de língua materna em Imperatriz.

Palavras-chave:

Semântica. Língua portuguesa. Livro didático.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos