244. Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores

Autores

  • VIANA, Camila Rodrigues (UFMA)
  • MORAES, Polliana Bezerra Ramos (SEMED-MA)

Resumo

     A pesquisa aborda as tecnologias digitais como recurso pedagógico na alfabetização, enfatizando a prática docente e a circulação das mídias digitais nos anos iniciais. Objetivamos analisar o discurso de professores dos anos iniciais acerca do uso da tecnologia em sala de aula, identificar os tipos de recursos tecnológicos que são utilizados como prática pedagógica na alfabetização e problematizar o uso das mídias digitais para fins didáticos desde os anos iniciais. O corpus da pesquisa foi gerado por meio de uma entrevista, semiestruturada, aplicada para 05 professores dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) de uma escola municipal sediada no município de Grajaú-MA. Contribui-se, com reflexões sobre o uso das tecnologias em sala de aula, possibilidades e limitações, e de que modo às práticas pedagógicas, os recursos didáticos, estão se (re) configurando na educação para atender um ensino integrador, de construções coletivas, significativas e aprendizagens compartilhadas.

Palavras-chave:

Dialogismo. Mídias digitais. Prática docente.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos