182. O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil: desafios para o ensino em tempos de pandemia

Autores

  • RANGEL, Thalita Gomes Tavares (UENF)
  • ROCHA, Melyssa Araújo Cabral da (UENF)
  • MANHÃES, Júlia Rodrigues (UENF)
  • SANTOS, João Batista da Silva (UENF)

Resumo

     O termo letramento tem se tornado cada vez mais popular no ensino, mas inserir novas técnicas que atendam as demandas do letramento é desafiador tanto para os educadores quanto para os educandos. Visando o cenário atual em que o ensino ministrado virtualmente se encontra, esse desafio se torna ainda maior. O presente trabalho tem como objetivo investigar os novos desafios do ato de alfabetizar letrando os alunos na Educação Infantil, das escolas públicas, em tempos de pandemia, causados pelo novo coronavírus – COVID-19 no ano de 2020. Para sua construção, pesquisas bibliográficas foram realizadas, baseadas em livros e artigos científicos, assim como uma pesquisa de levantamento. A partir das informações apuradas, pode-se concluir que muitos impasses foram encontrados pelos professores para trabalhar no formato virtual, sendo assim, contribuindo para a redução da qualidade do ensino. Portanto, o letramento torna-se um instrumento de extrema relevância no processo de alfabetização e aprendizagem, como também no desenvolvimento social, considerando-se as novas práticas do ensino remoto em tempos de pandemia.

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Pandemia.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos