230. Relato de experiência sobre o curso Percepções, rizomas e afectos: as fluências da experimentação gramatical em língua portuguesa

Autores

  • DUARTE, Layssa de Jesus Alves (UFT)
  • COSTA, Priscila Venâncio (UFT)
  • SILVA, Rosélia Sousa (UFT)

Resumo

     Este texto consiste em um relato de experiência sobre o curso Percepções, rizomas e afectos: as fluências da experimentação gramatical em língua portuguesa, desenvolvido com um grupo de alunos e professores dos cursos de Pedagogia e de Letras, na Universidade Federal do Tocantins. O objetivo principal do curso consistiu em discutir sobre possíveis caminhos para a criação de metodologia inovadora para a experimentação linguístico-gramatical em Língua Portuguesa. Os principais aportes teóricos corroborados foram Deleuze, Guattari, Iafelice e Bergson, para se pensar sobre rizoma, afeto e percepção; e, também, Roberta Pires de Oliveira, Sandra Quarezemin e Evanildo Bechara, para realizar redirecionamentos e diálogos com as questões do ensino e da aprendizagem da língua(gem). A experiência permitiu perceber que as principais questões levantadas pelos professores e acadêmicos giraram em torno do desequilíbrio evidenciado entre a urgência de se colocar em prática as novas metodologias propostas para o ensino de língua(gem) e as limitações encontradas no campo político da escola para realizar tal tarefa.

Palavras-chave:

Ensino. Metodologia. Língua portuguesa.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos