27. A linguagem lúdica do jogo Just Dance como estratégia de ensino para aulas de dança no Curso de Graduação em Educação Física

Autores

  • AZEVEDO, Priscilla Gonçalves de (UENF)
  • MARINS, João Luiz Lima (UENF)
  • ANDRÉ, Bianka Pires (UENF)

Resumo

     Nos dias atuais, em meio à crise sanitária mundial, provocada pelo vírus conhecido como COVID-19, a educação apresentou uma necessidade de adaptação e aceleração do uso das tecnologias digitais.  Para o ensino da dança, a linguagem lúdica promove a relação dos aspectos visual, oral e corporal na construção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo se valer dessa linguagem atrelada ao jogo, visando investigar o significado dessa estratégia lúdica e expressiva no contexto do ensino da Dança no curso de graduação em Educação Física em aulas remotas. Como estratégia metodológica, foi utilizado o relato de experiência da prática docente utilizada nas aulas, especificamente através do uso da linguagem lúdica do jogo eletrônico Just Dance, um jogo virtual no qual o indivíduo reproduz os movimentos expressivos dos vídeos propostos pelo aplicativo. Este jogo foi utilizado como uma orientação para práticas corporais através da plataforma Google Classroom, que se destaca por ser um ambiente virtual, onde professores e alunos se conectam através de salas institucionais. No final do semestre letivo, os resultados relacionaram-se a participação e ao desempenho dos alunos, bem como o desenvolvimento de coreografias apresentadas pelos vídeos enviados de forma assíncrona. Concluímos que por meio dos jogos eletrônicos, podemos desenvolver a linguagem corporal das atividades relacionadas a dança, bem como uma atividade específica do conteúdo sobre a disciplina, possibilitando o desenvolvimento dos alunos da graduação.

Palavras-chave:

Dança. Educação Física. Just Dance.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos