177. O papel da escola em vencer o preconceito linguístico na sociedade

Autores

  • HAZELMAN, Rafaela Rangel (UENF)
  • SANTOS, João Batista da Silva (UENF)
  • MELLO, Gabriela Taveira da Silva (UENF)
  • PEREIRA, Mariana Nogueira (UENF)

Resumo

     O ambiente escolar consiste em intermediar interações sociais entre seus membros, principalmente entre os alunos, que podem ser provenientes de diferentes contextos econômicos, geográficos e culturais, possuindo formas distintas de comunicação, de acordo com a linguagem utilizada em seu meio. Este trabalho tem como objetivo levantar o pressuposto de que a escola em conjunto com o educador deve adequar a sua linguagem às diferentes variações linguísticas que podem se apresentar, para que as diferenças sejam respeitadas, discutidas e disseminadas dentro do contexto escolar, possibilitando meios para que o preconceito linguístico seja erradicado. Para sua construção, realizou-se pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos, composta de fontes teóricas que embasam a busca de respostas sobre o tema abordado. A partir das informações apuradas pode-se concluir que a língua é viva, múltipla, variável, instável. Ela está sempre em construção e desconstrução. Com isso, devem ser respeitadas as diferenças existentes na sociedade para que não haja preconceito nas desigualdades sociais.

Palavras-chave:

Escola. Preconceito linguístico. Variação linguística.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos