161. O desenvolvimento e a evolução da escrita: o papel do professor como mediador para a formação de leitores

Autores

  • BARRETO, Camila do Rosario Silva (UENF)
  • AMARAL, Nayara Felicíssimo (UENF)
  • RODRIGUES, Sibele Souza (UENF)
  • FOFANO, Clodoaldo Sanches (UENF)

Resumo

     No início da história humana, o homem, para atender às suas necessidades, começou a se comunicar por meio de desenhos, e com a evolução, com o passar dos anos, veio a escrita. A escola, por meio do professor, possui fundamental importância na formação do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a origem e o desenvolvimento da escrita. Apresentar a ligação que existe entre a leitura e escrita, e o professor como peça fundamental na formação de leitores críticos. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa, tendo como autores mais relevantes Freire (2013; 1989; 1921), Soares (2004), Ficher (2009), Geraldi (2011) e Bagno (2009). A partir das informações apuradas pode-se concluir que muito se mudou desde o início da história em que o homem, para se comunicar, utilizou-se de tecnologias para deixar seus registros. A escrita é de fundamental importância para que haja essa comunicação entre os seres. E o professor é indispensável nesse processo, sendo mediador na formação humana.

Palavras-chave:

Evolução. Formação de leitores. Professor mediador.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos