187. O uso de advérbios nos textos publicitários

Autores

  • LEAL, Clarise Cardoso (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     O uso recorrente de advérbios de intensidade na linguagem publicitária e, sobretudo, nas propagandas das grandes marcas, caracteriza-se como uma ferramenta extremamente valiosa no que diz respeito ao jogo persuasivo. Além disso, o uso dessa categoria funciona como um maximizador das qualidades do produto anunciado. Fica evidente que os conceitos dados pelas Gramáticas Tradicionais para essa classe de palavras não contemplam o seu valor semântico, funcional e estético, já que descrevem o advérbio como uma palavra invariável que modifica o verbo, o adjetivo e o advérbio, acrescentando-lhe uma circunstância; sendo perceptível que usar advérbios para favorecer as marcas apresenta-se como uma potência sígnica e simbólica. Definiu-se como objeto de estudo deste trabalho um conjunto de campanhas publicitárias das marcas Ford, Chevrolet, McDonald’s, Coca-Cola e Ypê. Buscou-se analisar os usos dos advérbios de intensidade vistos como aplicações produtivas nesse cenário.

Palavras-chave:

Advérbios. Publicidade. Semiótica.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos