07. A contextualização histórica das deficiências no Brasil: a linguagem que perpassa a todos

Autores

  • LESSA, Thamires Gomes da Silva Amaral (UFRJ)
  • FRAGA, Aline Guerra Manssour (UFRJ)
  • LIONE, Viviane de Oliveira Freitas (UFRJ)

Resumo

     Conhecer o processo histórico sobre a questão da deficiência pode nos facilitar o entendimento acerca dos motivos que envolvem toda política de inclusão social que vem sendo desenvolvida no Brasil e no mundo, afinando uma linguagem de equidade necessária a esse contexto. Através desse artigo objetivamos ilustrar por meio de figuras didáticas e sua linguagem diversa o processo de inclusão social da pessoa com deficiência – PcD ao longo do tempo. Em adição, por meio de pesquisas bibliográficas desenvolvemos as figuras que facilitaram a compreensão e o estudo sobre os diversos processos que foram enfrentados por esse grupo social à sua época, desde um processo estritamente excludente rumo a uma construção de inclusão social de fato.  Entendemos que esse processo também não ocorre de forma linear, que ainda hoje, observamos atos discriminatórios, segregacionistas, evidenciados ainda pela linguagem capacitista. Porém, percebemos de igual forma que uma sociedade igualitária perpassa pela superação de barreiras atitudinais e a pesquisa em educação tem papel crucial na mudança de atitudes e no entendimento do conceito de equidade trazido em nossa constituição federal.

Palavras-chave:

Linguagem. Educação especial. Pesquisa em Educação.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos