252. Travessias pedagógicas no ensinar e aprender literatura no âmbito das mídias digitais

Autores

  • MORAES, Carlos Wiennery da Rocha (UFT)

Resumo

     Este artigo tem, como premissa, mostrar a importância de direcionar a aprendizagem em literatura no âmbito das mídias digitais. Essa necessidade se justifica pela maneira de como podemos ter acesso aos livros e aos textos literários (blogs, sites, revistas on-line, livros eletrônicos/e-books, app book, dicionários de literatura, obras digitalizadas, documentários, vídeos no Youtube e Facebook). Por este motivo, a escola deve se apropriar desta realidade e fomentar, no ambiente de ensino e na aprendizagem em literatura, mecanismos pedagógicos que orientem seu alunado a apropriar-se pedagogicamente e criticamente de tais conteúdos. A questão norteadora deste estudo foi: “como a escola pode promover o ensinar e o aprender literatura, utilizando, como recurso, as novas textualidades digitais literárias?”. O objetivo foi mostrar possibilidades pedagógicas que a escola pode promover essa inovação digital no ensinar e no aprender literatura, no âmbito das mídias digitais. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. No final, constatamos que, para fomentar tal aprendizagem, é imprescindível à formação continuada do docente na promoção de e-ações educativas no campo da literatura.

Palavras-chave:

Literatura. Ensinar e aprender. E-ações e e-leitor.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos