74. Atitudes linguísticas de alunos venezuelanos em relação à língua portuguesa

Autores

  • CARMO, Sidneia Alves do (UERR)
  • MARTINS, Elecy Rodrigues (UERR)

Resumo

     Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a importância e a função social que os alunos imigrantes venezuelanos atribuem à língua portuguesa como segunda língua no contexto escolar. O estudo teve como público alvo alunos de nacionalidade venezuelana que estão cursando o sétimo e oitavo ano em uma escola pública estadual da zona oeste de Boa Vista-RR. As discussões sobre atitudes linguísticas são derivadas da área da sociolinguística, baseadas em autores como Botassini (2015), Bortoni-Ricardo (2005; 2008), Freitag et al. (2016), Martins (2019) dentre outras contribuições. A metodologia aplicada tem cunho qualitativo de base microetnográfica realizada através da aplicação de questionário aos alunos, na perspectiva de professor pesquisador (BORTONI-RICARDO, 2008).  Como resultado, é possível identificar que os alunos venezuelanos atribuem importância à aprendizagem da língua portuguesa para suas relações sociais, econômicas e de trabalho.

Palavras-chave:

Aluno imigrante. Atitudes linguísticas. Língua portuguesa.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos