228. Reflexões sobre o ensino de Português como língua de acolhimento sob a ótica da interculturalidade na Educação Básica em Roraima

Autores

  • SANTOS, Távine Cristina Ferreira (UERR)
  • ZAMBRANO, Cora Elena Gonzalo (UERR)

Resumo

     O objetivo geral desse artigo foi refletir sobre o ensino de português como língua de acolhimento através da interculturalidade; preocupado com os alunos imigrantes que fazem parte da Educação Básica do Estado de Roraima. Para isso, foi realizado um questionário com professores que lecionam português no Ensino Médio, na Rede Pública Estadual. O problema de pesquisa foi um aspecto dentro da sala de aula de língua portuguesa que se configurava em ensino de português como primeira língua e tinha como integrante o aluno imigrante não falante de português. Com a fundamentação teórica baseada em Amado (2013), São Bernardo (2016), Cuche (1999), Fleuri (2003; 2014), Coppete (2014), dentre outros; com a metodologia de pesquisa baseada em Moita Lopes (2006) e Miller (2013), através da descrição de um relato de experiência juntamente com o resultado da aplicação de um questionário; os resultados apresentaram que há uma notável necessidade de reflexão sobre o ensino de português, usando como base a articulação na educação intercultural, uma vez que é urgente incluir o aluno que vem de um processo de deslocamento forçado.

Palavras-chave:

Interculturalidade. Ensino de Português. Língua de acolhimento.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos