154. Livro didático e educação inclusiva: um olhar sobre a história das políticas públicas do material e livro didático

Autores

  • SILVA, Alliny Kássia da (UFT)
  • SANTOS, Janete Silva dos (UFT)

Resumo

     Neste trabalho, discutimos pontos do Plano Nacional de Material e Livro Didático (PNLD), objetivando destacar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para o livro didático (LD), na perspectiva da educação especial e inclusiva de alunos com deficiência. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, cujo corpus se constitui de levantamento de pesquisas que tematizam o Livro Didático acessível na perspectiva do PNLD, com foco na educação inclusiva. Esse levantamento foi feito com base principalmente nos títulos de trabalhos acadêmicos. No decorrer da pesquisa, identificamos que a história do LD acessível ao público da educação inclusiva é contada através de uma sequência de dispositivos que normatizaram e implementaram as políticas para a adaptação em Braile e em Libras. Os dispositivos são escassos e muito há o que progredir no que concerne ao debate da acessibilidade ao ensino por meio do livro didático adaptado, por ser, em muitos casos, o único instrumento de ensino utilizado em sala de aula pelo(a) professor(a).

Palavras-chave:

PNLD. Educação Inclusiva. Livro Didático acessível.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos