204. Perspectivas pedagógicas a partir do ensino dos gêneros discursivos: contribuições da Linguística Aplicada

Autores

  • PEREIRA, Bruno Gomes (IFTO)
  • CASTRO, Nilsandra Martins de (FACDO)

Resumo

     Este trabalho é um recorte de uma pesquisa maior desenvolvida no contexto de mestrado em Letras. O objetivo é analisar como o ensino de Língua Portuguesa, por intermédio de gêneros discursivos, pode ajudar na catalisação das habilidades de leitura, escrita e análise linguística. Estamos inseridos no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada (LA), de maneira mais exata no que se refere aos estudos do letramento escolar. Nesse sentido, utilizamos a ideia de professor enquanto agente de letramento como algo primordial para se entender a posição docente sobre o ensino de língua materna. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que consideramos a interpretabilidade como essência para o incentivo de um olhar mais ágil e humanizador no âmbito das Ciências Humanas. O tipo de pesquisa é documental, visto que analisamos relatórios de estágio supervisionado (RES) produzidos por alunos de uma Licenciatura em Letras, ofertada por uma universidade pública localizada no Sudeste do Estado do Pará. Os dados revelam a tentativa dos professores da escola básica para acompanhar o ritmo como a sociedade vem se desenvolvendo no que se refere ao ensino de línguas.

Palavras-chave:

Ensino. Letramento. Língua materna.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos