17. A importância da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: a escrita como processo de construção de sentidos
Resumo
Neste texto, vamos abordar o processo de produção textual na educação básica, assim sendo, vamos apresentar como a escrita produz sentidos. Dessa forma, vamos entender o que os PCN de língua portuguesa nos apresentam no processo de escrita e na produção de sentidos, nosso foco de pesquisa é a escrita escolar, abordaremos como os PCNs e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orientam sobre a produção de textos na educação básica. Para nos ancorar nesse trabalho, vamos mobilizar os PCNs de Língua Portuguesa (1997–1998), Base Nacional Comum Curricular (2017) além das contribuições de autores como Celso Ferrarezi Jr. e Robson Santos de Carvalho (2015), Ingedore Koch (2001) Irandé Antunes (2003). Com essas contribuições queremos apresentar um texto de cunho qualitativo que tome o processo de escrita nas aulas de língua portuguesa para produção de sentidos, ou seja, a escrita não é um produto pronto e acabado, ela é um processo em continuo aprender, e os movimentos que fazemos com a escrita de alunos na educação básica em busca de produzir efeitos estético e de sentidos.