202. Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional

Autores

  • LIMA, Lilian Castelo Branco de (UEMASUL)
  • SOUSA, Antonio Ismael Lopes de (UEMASUL)
  • COSTA, Walquiria Lima da (UEMASUL)

Resumo

     Este trabalho se dedica a fazer um relato de experiência sobre o uso do Facebook nas atividades da disciplina Literatura Portuguesa no curso de Letras/Português da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. E analisar como esse letramento digital em diálogo com o literário pode contribuir para a formação de futuros professores e consequentemente influenciar nas suas práticas em sala de aula. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, fundamentada nas ideias dos estudos de Dudeney, Hockly, e Pegrum (2016), Rojo (2009), Pêcheaux (1990). Após nossa análise foi possível perceber nos discursos dos alunos que, em suas percepções o uso da referida rede social propiciou um ambiente dinâmico de aprendizagem, motivou a pesquisa, assim como estimulou a criatividade e os fizeram refletir e discutir sobre a necessidade da instrumentalização para o uso de mídias digitais, em especial, em momentos como esse de pandemia que estamos vivenciando.

Palavras-chave:

Facebook. Letramento literário. Formação de Professores.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos