194. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de Química
Resumo
O uso de recursos educacionais frente ao ensino de ciências demonstra um elevado crescimento, este fato pode ser creditado as dificuldades encontradas pelos alunos em relação à compreensão dos conteúdos relacionados às ciências da natureza, principalmente na disciplina de química. A procura por estratégias que propiciem atração e desenvolvimento dos alunos dentro das salas de aulas tem se mostrado um dos maiores desafios encontrados pelos professores durante suas aulas. Partindo da premissa da dificuldade encontrada pelos professores e do baixo investimento na educação foi proposto a construção de histórias em quadrinhos (HQ’s), sendo está uma atividade que estimula a criatividade assim como a reflexão e a construção do conhecimento por parte dos alunos. O trabalho teve como objetivo verificar os impactos da linguagem narrativa ilustrada na construção e desenvolvimento dos alunos frente aos conteúdos aplicados nas aulas de química. Para avaliar os resultados utilizados das metodologias qualitativas e quantitativas, foram empregados questionários e realizada uma exposição das histórias em quadrinhos aos alunos de outras turmas da escola nas quais os alunos atuavam como mediadores dos conhecimentos a seus companheiros. Foi possível observar que os estudantes se sentiram desafiados e motivados a realizar a construção de suas HQ’s com extrema qualidade, fator este que pode ser favorável a construção do conhecimento da disciplina, uma vez que eles buscaram informações adicionais para compor seus trabalhos, dessa forma se mostrando uma ferramenta útil no ensino-aprendizagem dos alunos assim como no processo de autonomia dos mesmos.