226. Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista Veja e o desenvolvimento da competência lexical na Educação Básica

Autores

  • REIS, Wilian Sousa dos (UEMASUL)
  • FARIAS, Beatriz Cabral (UEMASUL)
  • CAVALCANTE, Márcia Suany Dias (UEMASUL)

Resumo

     Este trabalho investiga a produtividade lexical dos textos constituintes da Revista Veja e, como objetivo central, busca abordar a relevância dos neologismos para o desenvolvimento da competência lexical na Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, com uso de pesquisa bibliográfica e documental, sendo que foram exploradas três edições do periódico referentes ao ano de 2019. Os resultados foram obtidos a partir de uma análise quantitativa – norteada pelos tipos de neologia e de processos de formação de palavras –, seguida da análise qualitativa. Para tal, houve etapas de seleção, categorização e sistematização dos neologismos identificados no corpus, além da discussão dos dados. Como resultado, foi possível observar a relevância dos textos jornalísticos para o estudo do léxico e, também, da neologia enquanto fatores determinantes para o desenvolvimento da competência lexical. Constatou-se, ainda, uma relação de complementaridade entre o que é disposto nos documentos oficiais e o que é apresentado por algumas teorias direcionadas ao estudo/ensino da língua portuguesa.

Palavras-chave:

Neologismos. Competência lexical. Formação de palavras.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos