76. Audiodescrição: recurso de acessibilidade em posts de marcas de cosméticos no Instagram

Autores

  • BARROS, Aline das Graças Monteiro Miranda (UENF)
  • LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo (UENF)
  • WAGNER, Yasmim da Fonseca (UENF)

Resumo

     Partindo do pressuposto que acessibilidade não é algo acessório, complementar ou de adaptação posterior, e sim essencial, e que a comunicação abrange as línguas, a visualização de textos em diferentes formatos, como por exemplo, escrito, oral, no sistema Braille, nos sistemas auditivos, de voz digitalizada, dentre outros, e que com a evolução das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), surgiram novas oportunidades e possibilidades de acesso à informação, permitindo que pessoas com deficiência visual também pudessem navegar na internet com a ajuda de softwares de leitura de tela, este trabalho tem por objetivo analisar o uso da audiodescrição em posts no Instagram das marcas de cosméticos Natura, Quem disse, Berenice? e Avon, como ferramenta de acessibilidade. O Instagram constitui-se em uma rede social de compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens. A audiodescrição, recurso comunicacional de acessibilidade, traduz, por meio do uso de técnicas, imagens estáticas ou dinâmicas em palavras, fazendo a narração descritiva em áudio. Nas redes sociais, a audiodescrição é, geralmente, acompanhada por hastags, palavra ou grupo de palavras acompanhados pelo símbolo #, servindo para associar uma informação a um tópico ou discussão. Sendo assim, este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa empírica mediada pelo computador, registrando o número de publicações dessas marcas, entre os meses de junho a outubro de 2020. Evidenciou-se que as postagens da Avon são as que apresentam menos recursos de audiodescrição.

Palavras-chave:

Acessibilidade. Audiodescrição. Instagram.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos