01. A afro-brasilidade em sala de aula: por uma educação antirracista

Autores

  • DUMANI, Juliano (UVA)
  • PRATES, Cristina (UVA)

Resumo

     Este trabalho tem como objetivo promover uma educação antirracista em sala de aula do ensino médio, propondo trabalhar com gêneros textuais a partir da cultura africana e afro-brasileira, e da literatura brasileira afrodescendente, como forma de descolonização da nossa história e valorização da africanidade presente na formação da identidade nacional. A fim de possibilitar o amplo debate e reflexão sobre assuntos pertinentes para a pauta da educação antirracista, como o processo histórico e político do racismo no Brasil, necessitou-se observar as diretrizes curriculares oriundas do Ministério da Educação (BRASIL, 2018); compreender o que é afrofuturismo (RANGEL, 2016) e as características da educação antirracista (CAVALLEIRO, 2001); trabalhar gêneros textuais, conforme defende Dolz e Schneuwly (1998 apud GODENY; PEREIRA; SAITO, 2005), por meio de obras relacionadas à literatura e cultura africana e afro-brasileira – como conto, samba e poesia slam –, conforme a BNCC (BRASIL, 2018); apontar personalidades negras de destaque como Conceição Evaristo (EVARISTO, 2016) e Tia Ciata (MACHADO, 2014; MOURA, 1995); desenvolver oficinas relacionadas a habilidades artísticas – incluindo a dramaturgia dos orixás, de Agrinez Melo (2020) –; repensar o papel do professor como formador de estudantes autônomos com pensamento crítico, através de Alves (2011) e Freire (2019).

Palavras-chave:

Afro-brasilidade. Educação antirracista. Gêneros textuais.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos