48. A Sociolinguística e a compreensão do autismo

Autores

  • NEVES, Vanessa Franco (UENF)
  • RAMOS, Karinna Steves de Andrade Oliveira (UNIFLU)
  • HADDAD, Neiva do Amaral Lemos (UNIFLU)

Resumo

     A pesquisa busca compreender de que forma a sociolinguística pode contribuir na aquisição da linguagem de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e como se dá a integração destes alunos no ambiente escolar, a partir de uma revisão de literatura com os autores Rescola (1997), Bakhtin (1929) e De Vitto (1995), buscando o conhecimento do tema e as leis vigentes. A pesquisa é de abordagem qualitativa, exploratória e pretende, por meio de entrevistas estruturadas, obter informações acerca do autismo pelo viés da psicologia e da nutrição, a fim de relacionar esses dois campos da ciência com o processo de aquisição da linguagem do aluno. A partir da coleta de dados, foi possível constatar que a linguagem é inerente ao ser humano e que ela se constrói por meio da interação social; porém esta é a maior dificuldade que apresenta o autista. Por meio das entrevistas, entendeu-se a necessidade de uma equipe multidisciplinar em todo o processo de aprendizagem do autista, para que ele possa se desenvolver no ambiente social no qual está inserido. Compreende-se, assim, a importância dos estudos sociolinguísticos, ao possibilitar que outras áreas também contribuíssem para a compreensão e desenvolvimento da linguagem no autista.

Palavras-chave:

Autismo. Inclusão. Sociolinguística.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos