119. Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem
Resumo
O presente artigo tem o objetivo geral de analisar de que forma as estratégias de realismo, a partir da linguagem fílmica, são percebidas na ficção simbólica do “real” esquizofrênico. Para isto, o filme escolhido como objeto de análise é “Ilha do Medo”, escrito por Laeta Kalogridis, sob direção de Martin Scorsese e a participação do ator Leonardo Di Caprio como personagem principal, e como antagonistas os atores Mark Ruffalo, Bem Kingsley e Emily Mortimer. A metodologia baseia-se na análise do filme, sob a luz de fundamentos teóricos que, além de orientar a análise, colaboram nas estratégias didáticas que poderão ser utilizadas no processo de ensino–aprendi-zagem. Acredita-se que a hipótese de que o filme pode ser usado numa abordagem de ensino-aprendizagem para explicar conceitos abstratos como os abordados foi confirmada, uma vez que o filme faz com que o espectador experimente o efeito do real e o real “ficcional” esquizofrênico dentro da mesma ficção.