119. Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem

Autores

  • ERNESTO, Talita da Silva (UENF)
  • NUNES, Milena Ferreira Hygino (UENF)
  • SANTOS, Shayane Ferreira dos (UENF)

Resumo

     O presente artigo tem o objetivo geral de analisar de que forma as estratégias de realismo, a partir da linguagem fílmica, são percebidas na ficção simbólica do “real” esquizofrênico. Para isto, o filme escolhido como objeto de análise é “Ilha do Medo”, escrito por Laeta Kalogridis, sob direção de Martin Scorsese e a participação do ator Leonardo Di Caprio como personagem principal, e como antagonistas os atores Mark Ruffalo, Bem Kingsley e Emily Mortimer. A metodologia baseia-se na análise do filme, sob a luz de fundamentos teóricos que, além de orientar a análise, colaboram nas estratégias didáticas que poderão ser utilizadas no processo de ensino–aprendi-zagem. Acredita-se que a hipótese de que o filme pode ser usado numa abordagem de ensino-aprendizagem para explicar conceitos abstratos como os abordados foi confirmada, uma vez que o filme faz com que o espectador experimente o efeito do real e o real “ficcional” esquizofrênico dentro da mesma ficção.

Palavras-chave:

Ensino–aprendizagem. Análise fílmica. Real esquizofrênico.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos